Em outros Carnavais

Carnaval é bacana quando somos crianças. Fantasias mil, serpentina, marchinhas. Carnaval é interessante quando somos adolescentes. Festa e festa. Carnaval é bonito na televisão. Luxo, silhuetas, plumas, cor.
Quando eu era pequena, pulei muito Carnaval nos salões de clubes da cidade ou da praia. A cada ano, uma nova fantasia. No ínterim entre a infância e a adolescência, quando já não somos tão pequenos assim e ficamos envergonhados de nos fantasiar e ir para o baile da tarde do clube porque achamos que não está com nada, mas também não temos ainda idade para fazer festa, a diversão era assistir aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro na televisão e ir dormir bem tarde. Na adolescência, muita festa fiz pulando Carnaval. Hoje, estou mais para o bloco do sossego. Carnaval para mim é sinônimo de feriado e dias preguiçosos de descanso. Não vejo graça nos desfiles, não vejo graça na trilha sonora (axé é especialmente detestável). Acho que o dinheiro que se investe especialmente nos desfiles poderia ser melhor empregado em saúde e educação, mas me parece que as escolas de samba não concordam comigo. Acho que, no meio de tantas dificuldades sérias que nosso país enfrenta (e o mundo), é quase alienação. Mas assim é o Brasil: futebol e Carnaval. Resultado: Tiririca eleito, mensalões, impunidades e nem vamos seguir a lista para não nos deprimirmos e acabarmos como o pierrot que está chorando pelo amor da colombina no meio da multidão…
Daniela Cigana Carnaval
Dannes, em outros Carnavais
Deixe um comentário

