Vivendo e ajustando!

IMG_20170519_104258_882

Vivendo, observando e ajustando! De uns tempos para cá, minha glicemia tem apresentado uma tendência a baixar. Como eu tenho por hábito fazer um diário glicêmico onde anoto tudo (glicemias de jejum, glicemias antes e após as refeições, quantidade de carboidratos ingeridos, quais os alimentos ingeridos, glicemias antes e após exercícios físicos, fatores emocionais, fatores de stress, ciclo menstrual, eventuais moléstias, etc), tenho bastante auto-conhecimento do meu funcionamento e, assim, fica mais fácil analisar quando alguma coisa acontece e tomar decisões que me permitam manter a estabilidade glicêmica. Durante a minha última menstruação, por exemplo, não precisei fazer nenhum ajuste, nem de basal, nem de fator de sensibilidade e nem de razão i:c, surpreendentemente, pela primeira vez na minha vida diabética e a tal tendência a glicemia baixa começou. Tenho algumas teorias. Primeiramente, estou completando hoje 50 dias de terapia com a bomba de insulina. Só esse fato já levou meu organismo, meu metabolismo, a uma readaptação e isso reflete nas glicemias, fazendo com que necessite ajustes. Em segundo lugar, há 11 dias, troquei a bomba de insulina fornecida pela Medtronic durante o teste pela minha própria bomba e, portanto, acredito que a minha, por ser nova e estar sendo utilizada pela primeira vez, funcione com toda potência e isso deve fazer alguma diferença na infusão da insulina. Em terceiro lugar, há 2 meses venho me exercitando de forma regular, o que também mexe com meu metabolismo. E, por fim, a temperatura na minha cidade está mais fria e, com o frio, meu metabolismo acelera um pouco porque meu corpo precisa gastar mais energia para se manter aquecido. Tudo isso somado deve estar repercutindo na minha glicemia. Sendo assim, já ajustei minha dose basal e acredito que o ajuste esteja perfeito agora. Porém, hoje tive a prova de que terei que ajustar também a razão i:c novamente. Antigamente, eu usava 1:8 no café da manhã e funcionava. Ontem, usei 1:12 mas ainda não tinha ajustado a basal. Como ajustei a basal ontem à tarde, resolvi testar 1:10 hoje no café da manhã. Não funcionou, pois 2h pós prandial tive essa leve hipoglicemia de 67. Já tratada com mel (nunca me separo dos meus sachês de mel – os tenho por todos os lugares). Amanhã, o teste será 1:12. E vamos assim, ajustando e testando, até achar a dose adequada às minhas necessidades. Não considero que esse meu hábito seja trabalhoso. Considero um cuidado comigo mesma, um investimento no meu maior patrimônio que é a minha vida, a minha saúde. Considero um ato de amor próprio. Sim, sou uma diabética do tipo “felizinha” de plantão. Com orgulho de ser assim! 😃
#diabetestipo1 #dm1 #diariodavidadiabetica #docespedacosdemim #vivendoeajustando #insulinaemel #diabetescontrolado #controleglicemico #bombadeinsulina #espalhandoconhecimento
Deixe um comentário

