Falsas notícias sobre a cura do diabetes e sobre dietas milagrosas que curam o diabetes

Circulam pela internet diversas notícias sobre a cura do diabetes e sobre dietas milagrosas que curam o diabetes. Portanto, é muito importante fazer alguns esclarecimentos sobre essas informações falsas que são propagadas por aí. Sabemos que as pessoas compartilham essas coisas com a melhor das intenções. E também é com a melhor das intenções que nós, diabéticos, fazemos questão de esclarecer essas coisas, para levar cada vez mais informação e conhecimento às pessoas e para ajudar.

O diabetes tipo 1, que é o que eu tenho, é uma condição auto-imune, onde o sistema imunológico enxerga as células beta pancreáticas produtoras de insulina como inimigas e as ataca e destrói, fazendo, assim, com que o pâncreas não mais produza insulina. Para o diabetes tipo 1, não há cura infelizmente. Há muitos estudos científicos, muitas pesquisas, mas ainda não foi encontrada cura. Mesmo o transplante de ilhotas ou de pâncreas não é considerado como cura definitiva porque é necessário que se consiga descobrir qual o mecanismo que faz o sistema imunológico identificar as células pancreáticas equivocadamente e destruí-las e, dessa forma, fazer com que esse ataque e essa destruição cessem de forma definitiva e, assim, o pâncreas possa voltar a produzir insulina. Infelizmente, isso é muito difícil, pois até hoje, mesmo com todo o avanço da medicina e da tecnologia, ainda não se descobriu qual a verdadeira causa desse ataque por parte do sistema imunológico.

 O diabetes tipo 2 é aquele onde a pessoa produz insulina, mas em quantidade insuficiente ou não consegue aproveitar adequadamente a insulina produzida pelo pâncreas. O tipo 2 pode ser bem administrado e controlado através de mudança de hábitos, adotando-se hábitos mais saudáveis, uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos (o que, aliás, é recomendado a qualquer pessoa, diabética ou não).

Evidentemente, diabéticos tipo 1 também deve adotar hábitos mais saudáveis (como qualquer pessoa deveria fazer em busca de mais saúde e melhor qualidade de vida); porém, como no tipo 1 não há produção de insulina pelo pâncreas, precisamos administrar insulina através de múltiplas injeções diárias ou da bomba de infusão para nos mantermos vivos e com saúde.

Também não existe nenhuma dieta milagrosa e nenhum alimento milagroso capazes de curar o diabetes. Apenas devemos adotar uma alimentação saudável, como qualquer pessoa deveria, aprender sobre os carboidratos e sua ação (surpresa! açúcar é apenas um dos tantos carboidratos que existem por aí) para saber fazer escolhas mais inteligentes e benéficas na hora da alimentação, aprender sobre como cada alimento interage com outro de forma a tirar melhor proveito deles, cuidar da hidratação bebendo bastante água (como qualquer pessoa deve fazer) e, sendo diabéticos tipo 1, administrar nossa insulina conforme a prescrição médica, pois a insulina é nossa melhor amiga e é só ela que é capaz de baixar a glicose no sangue.

Diante dessas notícias, ou diante de qualquer informação, busque sempre fontes confiáveis. O site da Sociedade Brasileira de Diabetes é uma fonte altamente confiável. Sua equipe de saúde também é: busque sempre se informar com seu endocrinologista, com seu nutricionista, com seu educador em diabetes. Não coloque sua saúde e sua vida em risco. 😉

Para finalizar, deixo com vocês nota da SBD sobre o assunto. Basta clicar aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s