Dannes na cozinha: Bolo Delícia da Dannes

 

Bolo Delícia da Dannes
Ingredientes
1 ovo
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de leite de coco
1/2 colher de sopa de melado (ou mel)
2 colheres de sopa de açúcar de coco
1 colher de sopa de farinha de amêndoas
1 colher de sopa de farinha de arroz integral (ou de aveia)
1 colher de sopa de polvilho doce
1 colher de sopa de cacau
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 gotas de óleo essencial de laranja doce
Canela a gosto
Preparo
Coloque numa tigela (eu usei o copo do mixer) o ovo, o óleo de coco, o leite de coco e o melado e bata bem (usei o mixer).
Acrescente os ingredientes secos: açúcar de coco, farinha de amêndoas, farinha de arroz integral, polvilho doce, cacau, bicarbonato e canela. Misture bem com uma colher.
Acrescente as gotas do óleo essencial de laranja e misture bem com uma colher.
Unte com óleo de coco (ou azeite de oliva) uma frigideira e aqueça. Use moldes de silicone para despejar a massa. Essa receita faz em média quatro discos de cerca de 5 cm.
Tenha cuidado para não despejar muita massa porque ela cresce e transborda (foi o que aconteceu com a minha receita – talvez, se eu tivesse colocado menos massa em cada molde, tivesse rendido mais discos).
Tenha cuidado para não queimar porque a massa cozinha rapidamente na frigideira. Se quiser, coloque uma segunda grade sobre a grade da boca do fogão para desacelerar o cozimento.
É perfeitamente possível assar no forno ou na Air Fryer. Porém, não testei para saber o tempo necessário, embora acredite que entre 10 a 15 minutos em temperatura média sejam suficientes.
Também acredito que seja possível fazer essa receita no micro-ondas, mas também não testei para saber a temperatura e o tempo necessários.
Se for assar no forno ou na Air Fryer, use forminhas de silicone para muffins ou cupcakes. No micro-ondas, pode usar essas mesmas forminhas ou até fazer em caneca.
Se precisar, ajuste as quantidades a olho, conforme seu gosto. Na receita que fiz hoje, eu coloquei um pouco mais de farinha der amêndoas e incorporei à massa castanhas de caju picadas, bem como salpiquei um pouco das castanhas por cima da massa na frigideira.
Recheio e Cobertura
Você pode rechear com o que quiser. Hoje, eu usei um leite condensado diet da Linea que achei perdido na dispensa. Porém, gosto muito de fazer um creme com biomassa de banana verde, leite de coco, ghee, cacau e açúcar de coco. Só misturar bem, colocar na panela e levar ao fogo, mexendo sempre, até atingir a textura e a consistência desejada. Use como recheio ou como cobertura. Se quiser que pareça mais com um doce de leite, não coloque cacau. Sem o cacau, você também pode colocar frutas vermelhas picadinhas para incrementar o recheio. Use sua criatividade e imaginação.
Você pode decorar a cobertura com castanhas, frutas, nibs de cacau, coco ralado.
Cozinha é isso: criatividade, imaginação, laboratório e amor!
#dannesnacozinha
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s