Da série “Aderi à estratégia low carb. E agora?” – Onde procurar boas receitas em português

Primeiramente, quero lembrar que, para comer low carb, não precisa de receitas, basta comer comida de verdade. O quê é comida de verdade? É aquela que se compra na feira e no açougue. Muitas verduras, muitas folhas verdes (são importantíssimas e devem estar sempre presentes no prato para garantir nutrientes importantes), muita salada, legumes não amiláceos e com baixo teor de carboidratos, carnes (todas), derivados do leite (manteiga, queijos, creme de leite fresco, nata – leite em si não entra por ser um alimento altamente inflamatório), ovos, gorduras boas e naturais dos alimentos (azeite de oliva, óleo de coco, manteiga, bacon, abacate, oleaginosas, queijos gordurosos), frutas com baixo teor de carboidratos (frutas silvestres, morangos, coco, abacate, limão),  chocolate 70% (é preciso aprender a ler rótulos para se certificar de que não está sendo enganado), adoçantes estévia (100% – eis a importância de saber ler rótulos de novo) ou xylitol (algumas pessoas apresentam efeitos digestivos, outras não – observe) ou eritritol, oleaginosas (nozes e castanhas), água, café, chás, limonada. Eventualmente, se quiser fazer alguma receita, utilize farinhas low carb: de oleaginosas (de amêndoas, por exemplo) ou de coco.

Não custa lembrar que, apesar das regras gerais, a individualidade é muito importante e deve ser considerada, assim como os objetivos individuais. Por isso a importância de se conhecer, conhecer o impacto de cada alimento no próprio organismo e de estar acompanhado por profissionais capacitados e atualizados nas estratégias low carb, very low carb e cetogênica.

O que não se come? Produtos alimentícios (não consigo chamar de alimentos!!!) industrializados e altamente processados, alimentos com alto teor de carboidratos, glúten (principalmente farinha de trigo – e mesmo a integral é péssima para a saúde), amido, açúcares, frutas com alto teor de carboidratos, cereais, grãos, leite.

Bem, voltando às receitas que, eventualmente, você queira fazer…

Existem muitos perfis no Instagram que divulgam receitas ótimas low carb. Eu sigo vários deles. Infelizmente, alguns publicam somente no Instagram. Outros também publicam em blogs e também possuem páginas no Facebok (procure). Compartilho uma lista dos meus perfis preferidos no Instagram:

@nutridaspanelas
@meudocerafael
@leidegalhardo (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@saudavel.bycarol (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@brissa (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@chef_low_carb
@endorphin.you (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@patti.sunflower (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@flaviamachioni (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@amabilekolenda (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@fit.chefsolsotille (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@frufruta (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@gabimahamud (atenção – nem todas as receitas são low carb)
@tabelaperiodicalowcarb
@senhortanquinho
Em termos de blog com receitas, em português, não tem para ninguém: a Nutri das Panelas arrasa! Uso muito para pesquisar e executar receitas. Eis o link:
Atenção!!! Sem conflitos de interesse. Estou apenas divulgando as coisas de que gosto e que acredito que merecem ser compartilhadas, pois podem ajudar outras pessoas assim como me ajudam.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s